sábado, 9 de fevereiro de 2008

Verdadeiro espanto.


Finalmente terminei de ler O Passado. Com absoluto pavor cheguei ao final e achei o livro um verdadeiro soco: na cara, no estômago. Medo de pessoas assim. Horror de pessoas assim. Vidas imaginárias, em que se é feitor, ao mesmo tempo em que se é escravo. Estou até com medo de ver o filme, de visualizar certas passagens do livro.

De qualquer forma, é um livro MUITO bom. Muito bom mesmo. Como há tempos eu não lia um livro de ficção assim tão bom.

Vai o trecho sobre a verdade, que me caiu como uma luva, porque é o que aconteceu na minha vida.


"E enquanto começava a pensar que talvez isso explicasse a sorte catastrófica da verdade humana - isso: não o fato de que não houvesse verdade, como sustentavam muitos, mas o fato de que a verdade vinha sempre fora de hora, quando o enigma a que dava resposta já fora esquecido, e jamais caía nas mãos daqueles que a procuravam ou que dela necessitavam -, Rímini ouviu um som estranho, um atrito de couros, um tilintar opaco..."

3 comentários:

Dani disse...

Eu quero!!!!!

Flavia disse...

O livro talvez eu coloque na minha lista de livros que ainda lerei esse ano.
Já do filme, não vi nada chocante. Ou até vi e a cena não tenha me chocado. Talvez porque todo o choque que eu podia ter tido nessa vida, já tive ao ver o filme "Old boy".
Mas a lembrança que eu tenho do filme é que não podemos simplesmente deixar o passado pra trás, fingir que ele não aconteceu. O passado é como uma história e precisa ser terminada. Só depois disso consegue-se seguir adiante...

Bjs!

Vica disse...

Oldboy eu não achei tão chocante, achei mais instigante, mais inovador. O Passado, o livro, parece que pega fundo dentro da gente, e a parte final do livro eu achei muito angustiante. Nem tanto o final da história, o fim-fim, mas as partes finais, que culminam no "the end", sabe?