segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Ratos e Homens, de John Steinbeck - parte I

Esse é o livro do Desafio Literário que eu escolhi para janeiro. É pocket, não é longo, mas ainda não terminei. O problema foi que eu não gostei do livro desde o começo. Tem 143 páginas e estou na 115, falta pouco. Estou lendo, junto com esse, Cal, do Peixoto e confesso que, apesar de ser Peixoto, também não estou gostando tanto, não sei, parece que fugiu um pouco do estilo dele esse livro novo.

Voltando ao Ratos e Homens, talvez o problema seja a tradução. A história se passa no interior dos Estados Unidos e as personagens são pessoas ignorantes, sem escolaridade, trabalhadores braçais. Assim, os diálogos todos, na tradução, são permeados de "ocê", "cumida" e outras atrocidades do gênero que, para mim, não conseguem dar um tom certo à obra. Fora que eu tô sentindo que o final vai ser daqueles bem tristes e não ando querendo finais tristes em coisa nenhuma. De qualquer forma, estou comprometida com o Desafio e prometo seguir a leitura e voltar aqui para contar como foi.

10 comentários:

Anônimo disse...

Vica
Coragem para terminar!!!!! Que pena que nao esta' gostando, eu tameb nao gostei do meu. Beijos

Kézia Lôbo disse...

Bahh, que má sorte...
Dependendo da história
não tenho muitos problemas com
finais tristes...
Mas com esses dialogos totalmente coloquiais sim!.
XD

Lori disse...

Que coisa hein, tomará que os outros meses sejam melhores....aguardamos seus comentários...bjus elis!!!!!!

Laura disse...

Você consegue! Temos 11 livros pela frente ainda, acho que todo mundo deve acabar errando em pelo menos um, mas é por isso que estamos num "desafio", certo? Boa sorte com Fevereiro!

Diana Bitten disse...

Nossa, credo, que triste! Tão péssimo quando estamos detestando um livro e somos obrigados a seguir...

Boa sorte na próxima!! (E, falando em questões pessoais, estou achando que por dois meses eu passarei o mesmo sofrimento que vc)

Cíntia Mara disse...

É uma pena q vc não esteja gostando do livro, Vica :( Mas continue firme, tá quase acabando.

Bjs

Vivi disse...

Desafio terminar esse livro, hein? Prova de fogo! Sucessos, girl!

Bjs

Driza disse...

rsss
bom, desafio é desafio né! Força lá, quem sabe nos minutos finais a história muda completamente e vc não volta aqui pra dizer que tudo valeu a pena e o livro é muito bão - opa, quer dizer: bom!!

bjs

Kelly disse...

Olá!
Coragem que você termina!!! Vi o filme desse livro e é bem bonzinho... O livro que eu li do John Steinbeck era nesse mesmo clima também... meio rural, meio seco. Tomara que vc arranje ânimo pra continuar! Pelo jeito esse mês dos romances de banca foi meio tenso pra um grande número de pessoas... hehehe

Mi Müller disse...

Báh sei bem como tu te sentes, eu também não gostei do meu livro de janeiro, mas o desafio é um beleza para quebrarmos nossos paradigmas literários!
estrelinhas coloridas...