segunda-feira, 8 de setembro de 2008

O vermelho e o... vermelho.


Vermelho é a cor que marca a vida de Dexter, o psicopata camarada.
Está na abertura do seriado, na cor da pele e dos cabelos ruivos, na origem de toda trama.
Fazia tempo que eu queria escrever sobre esse seriado, que me deixa com um profundo sentimento de confusão. Como simpatizar e ao mesmo tempo repudiar a mesma pessoa? Se, por um lado, ele é um assassino frio (tenho minhas dúvidas) que faz coisas terríveis, por outro, ele é um cara beeem legal, trata a namorada e os filhos dela super bem, tem um ótimo relacionamento com quase todos os colegas, é adorado pela irmã adotiva, é super educado e charmoso e, ainda por cima, mata com "código de honra".
Já assisti quase toda primeira temporada e fico pensando onde essa personagem vai parar, porque me parece que, inevitavelmente, ele chegará a um "dead end", um beco sem saída, onde, ou ele vai finalmente transformar-se num ser "normal", ou será pego. Porque ele ficar matando assim pro resto da vida vai ser, no mínimo, totalmente sem graça e a série vai ter que terminar, anyway.
O interessante da série é, em princípio, a inexistência do conflito moral na personagem. Ele tenta sobreviver dentro do mundo "normal", mas não sente como uma pessoa normal. Aliás, ele afirma não sentir nada. No entanto, ele busca a normalidade e vive dentro de um sistema moral, ainda que isso tenha sido incutido. E isso é que é realmente misterioso: afinal de contas, ele segue o sistema moral do pai adotivo por quê?
Conforme a trama vai se desenvolvendo, o conflito interno começa a surgir. Um dos melhores episódios, na minha opinião, é aquele em que a vítima é um psiquiatra. Depois desse episódio a coisa vai culminar num tremendo conflito moral, talvez o primeiro pelo qual Dexter vai passar. O que é esse conflito moral? É pesar interesses. Mais, na verdade, embora ele não admita, eu vejo que a personagem pesa sentimentos. Esses, que ele alega não possuir. E isso é o que vai aproximando Dexter da tão almejada normalidade, embora eu não consiga prever realmente onde isso vai parar.
Há uma outra personagem ainda mais interessante, pena que mal explorada. Não vou falar a respeito pra não tirar a graça de quem ainda não viu.
Dos últimos tempos, essa é, com certeza, uma das melhores séries enlatadas, mistura drama, comédia, ação, e, claro, investigações policiais, o que sempre atrai o público. 

Nenhum comentário: