segunda-feira, 13 de abril de 2009

Utilidade pública


Ando fazendo umas pesquisas sobre dietas, e achei essa para aumentar a imunidade. Sem grande novidades: não comer carne vermelha, evitar alimentos processados, gorduras saturadas, açúcares, café, comidas a base de trigo (pães, massas, bolos), chocolate, leite e alguns derivados, manteiga, margarina, soja, álcool (porque consome a vitamina B armazenada no fígado) e frituras.
Não estou procurando uma dieta para emagrecer, na verdade, procuro melhorar a minha alimentação e minha saúde.
Seguem alguns alimentos que devem ser consumidos em abundância, pois protegem a imunidade:

- feijão, lentilha, ervilha;
- cebola;
- alho;
- cenoura;
- iogurte natural;
- ruibarbo;
- sementes em geral (girassol, gergelim);
- gengibre;
- chá verde;

Alimentos que controlam os hormônios, evitando os sintomas desagradáveis da TPM:

- morangos, framboesas, amoras;
- mirtilo;
- maçã;
- salsa;
- funcho;
- repolho, couve-flor;
- nozes, castanhas;
- aipo;
- sálvia.

Outros alimentos a serem consumidos com frequência por quem quer melhorar a imunidade: aveia, arroz integral, mostarda (o vegetal), brócolis, vagem, óleo de linhaça, linhaça, óleo de prímula, nabos, salmão, sardinhas, atum, espinafre, amêndoas, figos, algas marinhas, tahini.

Uma coisa simples de fazer para alterar a dieta é incorporar a farinha de linhaça ao feijão, e trocar o arroz branco pelo integral. Eu adoro aquele arroz "Ráris", da Uncle Ben's. Tem 7 tipos de cereais, demora bem mais pra cozinhar, mas fica tão bom! Aqui tem umas receitas veganas, ótimas, e eu prometo ir traduzindo meu livro de receitas veganas aos poucos por aqui.

Meu café da manhã, ultimamente, tem sido uma fruta, tipo mamão ou banana (quem me conhece sabe que não sou muito chegada em banana, mas... c'est la vie...), ou um iogurte com cereais. Ainda não tô no integral, tô tomando activia por causa do gosto, com algum cereal, tipo granola, ou corn flakes. No almoço como legumes e peixe. Tava comendo galinha semana passada, mas resolvi ficar só no peixe agora (aproveitando a Páscoa). Vamos ver se consigo me manter assim.

Tenho procurado comer de 4 em 4 horas, no máximo. Pouca coisa, mais vezes ao dia. Preciso comprar nozes e castanhas do pará para esses lanchinhos. Achei esse site com dicas bem legais para café da manhã saudável. Um deles: um ovo cozido!! O ovo é um alimento rico em antioxidantes e fornece as proteínas mais completas de todos os alimentos, juntamente com gorduras, vitaminas e minerais.
Tem esse outro que tem várias dicas sobre frutas e alimentos naturais. E aqui tem uma lista com 10 alimentos que contém vitamina B12.

5 comentários:

A Autora disse...

Oi Vica!

(Estou te devendo uma visita, eu sei!)

Adorei o post informativo-saúde, e se de repente tu te interessa, abriu um café vegano aqui, o café Bonobo, fica na Castro Alves, e é uma gracinha.

Podemos combinar um dia, o que achas::

Beijoca

G.D. disse...

RUIBARBO?

(Parece abreviatura malandreada de Rui Barbosa).

TAHINI? De onde saem essas coisas?

:)

Dani disse...

Sei bem..preciso mudar radicalmente.
mas, prá perder peso mesmo.
Vou prá nutricionista e academia urgente.
Vou ler os sites..e ver se começos a incluir alguma coisa.
beijos Vicaaa

Dani R

Vica disse...

Ruibarbo parace que só dá pra comer o talo, tem no mercado público. E tahini, tu não sabe o que é?? Quando vieres pra Poa de novo, vai no restaurante árabe da Sofia Veloso, não vais te arrepender! ;) Tahini é muito bom e vende no Zaffari.

AdriB. disse...

sempre digo que se não tivesse feito as escolhas profissionais q fiz, eu seria nutricionista. Adoro muito tudo sobre alimentos. Se quiser trocar figurinhas vou amar!

eu tenho alguns muitos cuidados qto à alimentação, mas ainda acho o mais importante ser feliz e não abro mão de nada qdo tenho vontade. óbvio q não dá pra ter vontades e desejos a semana inteira, né? sou contra qquer radicalismos, por isso ainda tomo umas biritas e pito de vez em qdo.
bjs