quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

Desafio Literário 2011

Eis que, no último dia para participar do desafio, eu resolvo encarar.
Foi difícil fazer essa lista. Tantas opções!
Segue:

Janeiro - Literatura Infanto-Juvenil
Tenho lá em casa: O Mágico de Oz, L. Frank Baum
Reserva: Contos inacabados, J. R. R. Tolkien

Fevereiro - Biografia e/ou Memórias
Aqui vou "reciclar": comecei a ler o livro Marina - A vida por uma causa, de Marília de Camargo César, que é a biografia da Marina da Silva e larguei. Então ele entra pro desafio e eu vou terminar de lê-lo.
Reserva: Fragments, Marilyn Monroe (preciso desse livro!)

Março - Obras Épicas
Vou ler um pequeno clássico: Beowulf.
Reserva: Paraíso Perdido, John Milton.

Abril - Ficção científica
Under the Dome - Stephen King (que me espera na minha pilha)
Reserva: Fahrenheit 451, Ray Bradbury

Maio - Livro-reportagem
101 dias em Bagdá - Åsne Seierstad
Reserva: The right stuff ou The Electric Kool-Aid Acid Test, ambos do Tom Wolfe (jornalista F.O.D.A. que eu tive o privilégio de ver ao vivo, numa palestra do Fronteiras do Pensamento).

Junho - Peças teatrais
Quando eu estava no 2o grau, eu adorava ler roteiros de peças teatrais. Li Sem Plumas, do Woody Allen; Não pensa muito que dói, de Júlio Conte; dentre outros.
Mas vou pegar um clássico: Shakespeare. Tenho um livro das obras completas, e vou ler uma delas. Menos Romeu e Julieta e Muito Barulho por Nada, porque essas eu já li. Pra reserva fica o mesmo, já que tem tudo.

Julho - Novos autores
Vou prestigiar uma amiga querida e ler Outras Mulheres.
Reserva: A sordidez das pequenas coisas, Alessandro Garcia.

Agosto - Clássico da literatura brasileira
Vou ler um que fiquei devendo nas leituras pro vestibular: Dom Casmurro, Machado de Assis
Reserva: O Triste Fim de Policarpo Quaresma, Lima Barreto

Setembro - Autores regionais
Não quero ler gaúchos. Então são dois do amazonense Milton Hatoum:
Relato de um certo oriente
Reserva: Dois irmãos

Outubro - Nobel de literatura
Disgrace - J. M. Coetzee (outro que eu comecei e larguei nas primeiras páginas) (ganhou em 2003)
Reserva: Ensaio sobre a cegueira, José Saramago (ganhou em 1998)

Novembro - Contos
Aqui vou reciclar também. Dois livros que comecei e não terminei:
Contos Completos, Virginia Woolf
Reserva: Histórias Fantásticas, Bioy Casares

Dezembro - Lançamentos do ano
A escolha dos livros para esse tema será feita ao longo de 2011. Por isso não há como incluí-los na lista. Sendo assim, os livros de dezembro de 2011 será surpresa para todos.

Um comentário:

Pam Nogueira disse...

Vica, vou fazer também! Não sei direito como funciona, mas acho que vai ser legal! Bjos