sexta-feira, 6 de agosto de 2010

Leituras e mais leituras...

Se ninguém ajudá-la, ela vai acabar engrossando a lista das suicidas...

Finalmente terminei de ler Mulheres Que Correm Com Lobos. Um livro grosso, de mais de 500 páginas, e muito interessante. Confesso que no final ele me decepcionou um pouco. Me parece que ela alongou o livro mais do que o necessário e aí encheu lingüiça nas últimas páginas. De qualquer forma, vale a pena ler esse livro. E aos poucos, como eu fiz, porque é muita coisa para deglutir.
Li também A Redoma de Vidro, de Sylvia Plath. Um livro muito, muito deprimente, que é uma ficção autobiográfica, que narra o processo de "enlouquecimento" da autora através de um alter ego. Enquanto Prozac Nation, que também é um livro sobre depressão, era mais "educativo", na minha opinião, A Redoma é uma ficção angustiante. Sylvia era claramente depressiva e acabou se suicidando aos 30 anos. No livro, a personagem tenta o suicídio, acaba internada em vários hospitais psiquiátricos e depois sai, "curada".
Talvez se o livro de Clarissa Estés tivesse vindo antes, Sylvia tivesse tido uma luz. Não sei realmente se Mulheres Que Correm Com Lobos poderia impedir um suicídio, mas a verdade é que esclarece algumas coisas sobre a depressão feminina.
Para dar uma amenizada nessas leituras pesadas, eu parti para Peter Pan, o original de J. M. Barrie. Também estou lendo 5 Minds for The Future, de Howard Gardner, interessei-me depois que o vi palestrando no Fronteiras Brasken. O livro é muito bom e traz muita coisa atual sobre desenvolvimento humano para se pensar. Ainda tenho que terminar Alice Através do Espelho, se eu conseguir achar o livro (não sei onde soquei!). Tenho Juliet, Naked, do Nick Hornby, Fragile Things, do Neil Gaiman, Blonde, de Joyce Carol Oates (que eu ganhei da @enid_m), e David Copperfield, de Charles Dickens, me aguardando na minha pilha de leituras.
Quanto ao desafio literário, estou em dívida. Devo os livros de abril (comecei a ler o livro principal e o reserva, mas acabei largando), maio (comecei a ler os dois e acabei largando, muito chatos!), setembro (não tenho os livros, estou devendo) e dezembro (ainda tem tempo, tá na pilha). Os lidos são: Sobre Ratos e Homens, Onde vivem os monstros, Alice in Wonderland, Pó de Parede, O Guia do Mochileiro das Galáxias, Dexter,  Julie & Julia, e Cal.

Um comentário:

Unknown disse...

já li o "Juliet, Naked" e gostei. Parecia que eu estava lendo uma comédia romântica com diálogos mais apurados. E isso não é um demérito. Foi uma leitura divertida, não marcou, mas foi acima da média.