terça-feira, 3 de novembro de 2009

Desafio Literário 2010


O Desafio Literário 2010 (By RG) visa:

1) Incentivar a leitura. Isso mesmo! Porque o desafio é ler 12 livros em 12 meses, ou seja, um livro para cada mês do ano. Ao final do ano, a leitura de 12 livros já está garantida. Sei que muitas de vocês podem quadruplicar essa lista em dias. Mas, enfim, o desafio que proponho é mais comedido nesse sentido.

2) Promover o conhecimento de novos autores e livros pouco conhecidos bem como congraçar os leitores convertidos em blogueiros e leitores sem blog também. Um ano de confubação de leituras em clima de unidade, não é uma boa?

3) Fazer com que nos lembremos dos livros soterrados nas pilhas que temos em casa e que cresce progressivamente a cada ano.

O desafio Literário consiste em cumprir a agenda abaixo:


Agenda do Desafio 2010 By RG


Janeiro – Para facilitar a vida de todas, leituras rápidas para o primeiro mês do ano. O desafio é ler um Romance de Banca ao estilo da Nova Cultural, Harlequin, entre outras. Vale qualquer segmento, Clássico Históricos, Momentos Íntimos, Júlia, Sabrina, etc…Tenho certeza que você tem um livro na pilha esperando para ser lido. Portanto não há desculpas. -->Um da Shopaholic que eu tenho aqui e ainda não li.

Fevereiro – Um livro que nos remeta aos contos de fada. È baba! Nem tudo é inovação. Há muitas histórias baseadas nos contos de fadas. Patinho Feio, A bela e a fera, Cinderela… -->Onde vivem os monstros, comprei hoje na Feira do Livro, mas vou deixar guardado.

Março – Um clássico da Literatura universal. Só vale aquele que você nunca leu na vida. Sabe aquela coleção em destaque na estante que está lá só para fazer bonito? É lá que você vai pescar esse. -->Alice no País das Maravilhas. Comprei a edição original, em inglês, com lindíssimas ilustrações, mas só li um pedaço.

Abril – Um livro de escritor(a)Latino-Americano. Leitura inédita só para lembrar! -->Um de contos do Bioy Casares que eu li só um conto.

Maio – Para aliviar, vai aí um Chick-lit. O mar está para peixe no que diz respeito ao gênero. -->Sugestões, alguém? Talvez o Melancia...

Junho – Um livro de uma escritora brasileira. --> Qualquer uma que não seja Martha Medeiros, podem me dar de presente de aniversário!

Julho – Um livro adaptado para o cinema. O que mais há ultimamente! -->Vale Onde vivem os Monstros?? hehehehe Alguém tem alguma sugestão?

Agosto – Um romance policial. Vale os autores mais clássicos ou autores do romance “romântico” policial. --> Posso guardar o Snuff pra agosto do ano que vem, então.

Setembro – Um romance histórico. Cá entre nós, esse gênero é o queridinho de muitas! --> Esse me pegou! Sugestões?

Outubro – Um livro que contenha uma lição de vida. Pode ser ficção ou não-ficção. Viu como facilitei? --> Idem. Sugestões?

Novembro – Um livro de escritor(a) de Portugal. Com a aproximação ortográfica porque não uma aproximação literária? -->Lobo Antunes ou José Luís Peixoto... o que eu encontrar primeiro.

Dezembro – Um livro (ficção ou não ficção) que tenha a palavra “Coração” no título. -->Perto do Coração Selvagem, da Clarice Lispector, ou No coração das Trevas, do Joseph Conrad?


É tudo uma brincadeira divertida. E como toda boa brincadeira há que ter regras (as regras ainda estão em fase de elaboração, posso acrescentar mais coisa…mas, o básico é isso aí). Vamos a elas:

· Para participar você precisa, do dia 19 de outubro até o dia 15 dezembro, elaborar sua lista dos livros para cada mês. Essa lista deverá ser postada em seu blog para que todos os participantes possam ver. Quem não tem blog: ou envia a lista para mim via email ou poste na comunidade do Desafio Literário cujo convite enviarei só para quem confirmar a participação aqui no post.

· Você pode criar uma lista alternativa de no MÁXIMO 12 livros que poderão substituir os livros de sua lista original. Essa lista também deverá ser postada em seu blog.

· Após o dia 1º de janeiro, você NÃO pode mudar sua lista!!!!

· Audiobooks e Ebooks são permitidos.

· Releituras estão fora do objetivo do desafio. Portanto, não serão permitidas. Claro que contarei com a sinceridade dos participantes.

· A coincidência de lista ou livros entre os participantes é permitida.

· Os participantes que têm blog deverão postar o Button e o link do Desafio Literário By RG em seu blog. Assim, identificamos quem está dentro e divulgamos o desafio. (O Button é a imagem desse post!)

· Na última semana de cada mês, os participantes deverão postar em seu blog uma opinião pessoal do livro escolhido do mês.

· Mesmo depois de iniciado, o desafio permanecerá aberto para quem quiser participar. No entanto, a participação se dará no mês subseqüente ao desafio corrente.

· Opcional: Se quiser, você pode ingressar na comunidade criada para os participantes do Desafio Literário by RG. Lá você terá onde guardar e compartilhar sua lista e opinar sobre os livros lidos com as demais participantes. Também relataremos o processo e o progresso de nossas caçadas e nos conheceremos melhor. Para quem não tem blog pessoal é interessante ingressar nessa comunidade. Confirmando aqui, eu envio o convite, ok?

Antes de confirmar sua participação no desafio, pondere bem. Não o faça porque eu convidei ou por empolgação. Pois, contarei com o engajamento, responsabilidade e compromisso de quem disser sim.


PS: Não é necessário seguir e nem assinar o newsletter do RG para participar do Desafio Literário.

Quer participar? Então, confirme sua participação no comentário desse post. Informe seu nome e blog, se tiver.

PS2: Quem não tem blog, pode e deve participar. Para isso, envie sua lista definitiva para o email rgbyvivi[arroba]romancegracinha.com ou ingresse na comunidade Desafio Literário. (Atenção para todos os que confirmarem a participação aqui nos comentários desse post, eu enviarei o convite da comunidade. Aliás, é na comunidade que você poderá compartilha sua lista com os participantes do desafio).

3 comentários:

Daniela! disse...

Em Maio eu vou de Melancia, que eu tenho em e-book aqui no PC.

Em Junho eu vou de Martha Medeiros só para ver como é. Eu tenho um dela aqui em casa e nunca me interessei por ler.

Para Julho poderia ser O Leitor ou O Nome da Rosa (tem tantos).

Setembro, romance histórico pode ser vários do Érico Veríssimo, do Luiz Antonio de Assis Brasil...

Outubro eu não sei nem pra mim!

E em Dezembro eu vou de Coração das Trevas...

espero ter ajudado um pouquinho!

Beijos

Vivi disse...

Oi, Vica
Sou a Vivi do Romance Gracinha. Achei muita divertida a sua confabulação acerca das escolhas de leitura para o desafio.

Hmmm...sugestões? Isso me dá uma meda! Mas, amanhã eu volto aqui com alguns pitacos.

Beijocas

Nine disse...

Oi, Vica... Eu estava no encontrinho das Lulus hoje, e lembrei que sempre lia o Tie Die, mas depois ele ficou desatualizado e deixei de passar lá... Daí resolver voltar, e além dele, encontrei um link pro teu blog, cá estou... hahaha!!!

Sou uma super apaixonada por livros, será que ainda dá tempo de participar, de tu enviar um convite pra mim, esse é um verdadeiro desafio literário, eu amei!!!

Beijooo,
Nine